-
Arquitetos: Wallmakers
- Área: 2122 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Syam Sreesylam
-
Fabricantes: Hafele, Kohler, NANOBRAIN
Descrição enviada pela equipe de projeto. Chuzhi é um projeto que ajuda a entender o que pode ser construído em locais geralmente considerados “inadequados”. Situado em um condomínio fechado chamado Sanctity Ferme em uma região pitoresca da Índia, o proprietário estava em apuros, pois havia lotes indesejados na periferia do empreendimento caracterizados por uma topografia rochosa íngreme, árvores enormes e vegetação densa, tornando as pessoas relutantes em escolhê-los, pois a área edificável parecia menor.
Hoje em dia, com as pessoas obcecadas em obter belas vistas panorâmicas e menos preocupadas em como suas casas acabam parecendo monstruosidades não naturais em belas paisagens virgens, nosso conceito foi uma arquitetura de camuflagem, onde os volumes permanecem ocultos e se fundem perfeitamente com a topografia existente.
Chuzhi significa na língua malaiala “redemoinho” que no projeto é materializado por "espirais de vigas" feitas com um composto de terras e detritos pré-moldados, formadas a partir de 4.000 garrafas plásticas descartadas e fixadas em torno das três grandes árvores de tamarindo no local. A ideia era criar uma casa subterrânea que se originaria do leito rochoso, formando vários espirais ao redor da árvore unidos para criar um espaço privado seguro abaixo para os residentes e um espaço ao redor das árvores acima o qual garante que a densa vegetação e o ecossistema sejam preservados.
Os redemoinhos de Chuzhi começam como paredes e espiralam até formar o telhado. Entre as três árvores, a casa foi projetada com telhado de vidro para criar a sensação de viver sob a copa das árvores. Embora a casa não seja elevada, ela define adequadamente o espaço público a partir do privado com o telhado dobrando como uma área de estar ao redor da árvore.
A ideia era permitir que o ecossistema natural das árvores e do entorno fosse mantido por estar acima da casa, sem comprometer o conforto dos moradores. Chuzhi é uma residência de dois quartos projetada com um layout aberto e interiores minimalistas e tem pisos feitos de madeira recuperada. Mas o fato surpreendente é que o volume consegue se esconder na paisagem como uma cobra se enrolando sob uma rocha em um dia quente.